sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

apagão mundial


no dia 29 de fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 propõem-se apagar todas as luzes e, se possivel, todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder "respirar".

Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar... nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muitoo poder e podemos mesmo faser algo em grande.
Passa a notícia, se tiveres amigoa a viver noutros países envia-lhes e pede-lhes que façam a tradução e adaptem as horas.
juntámos com as turmas que estavam em funcionamento, no páteo da escola. Embora a escuridão que não fosse total sempre comtribuimos para a "saúde" do planeta.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

tema aglomorador

O tema que vamos tratar na turma é o ambiente.
Eu escolhi este tema porque e um tema muito importante para todos os seres vivos.
Água, produtos alimentares, oxigénio, energia e muito mais… O homem vai buscar ao ambiente elementos essenciais à vida. Tem a obrigação de preservar o ambiente e de o explorar racionalmente. Estão em causa a sua própria saúde e sA partir do início dos anos 70, a Europa comprometeu-se firmemente a defender o ambiente: a protecção da qualidade do ar e da água, a preservação dos recursos e da biodiversidade, a gestão dos resíduos e das actividades com impacto nefasto são alguns dos domínios da acção europeia, quer ao nível dos Estados-Membros quer ao nível internacional. Independentemente da forma que revista – quer se trate de medidas de correcção que se prendem com problemas ambientais específicos ou de medidas mais transversais ou integradas noutros domínios políticos - a política europeia do ambiente, fundada no artigo 174.º do Tratado que institui a Comunidade Europeia, tem por objectivo garantir o desenvolvimento sustentável do modelo de sociedade europeu.ubsistência.

POLUIÇÂO ATMOSFÉRICA

Para além da luta contra os gases com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas, a legislação ambiental tem também o grande objectivo de melhorar a qualidade do ar, cuja poluição é responsável, nomeadamente, por doenças que afectam o Homem e por ameaças ambientais como a acidificação ou a eutrofização.A política europeia neste domínio incide nos diferentes tipos de poluentes e nas fontes de poluentes. Acresce que a Comissão propôs em 2005 uma estratégia temática a fim de, até 2020, reduzir em 40%, em relação aos valores de 2000, o número de mortes relacionadas com a poluição atmosférica.